Florzinha
De um destino incerto, sendo uma “propriedade” a ser explorada, a Florzinha chegou até nós graças aos seus instintos de sobrevivência e à sua inigualável inteligência.
Comprada por um produtor local para “dar” leite e, posteriormente, “virar churrasco”, Florzinha liderou uma fuga espetacular com sua irmã Docinho e o boizinho Ferdinando ao pular a cerca do vizinho para buscar proteção e se aquerenciar em nosso terreno.
Quando vieram buscá-la para que cumprisse o destino para o qual tinha sido “adquirida”, nos mobilizamos com o apoio de dezenas de pessoas para “comprar” sua liberdade.
Foi difícil pra gente lidar com o dilema de ter que “comprar um animal”, mas a Florzinha e sua trupe não poderiam voltar para um destino tão cruel sem que tentássemos de tudo para valorizar suas ações e sua vontade de viver livre.
Hoje Florzinha não é mais vista como propriedade. Florzinha é vista como um ser único, especial, com seus anseios e angústias, que merece ser respeitada em toda a sua individualidade e que merece todo amor do mundo!